Notícias

JMJ Lisboa 2023: festival jovem marcou a despedida dos símbolos da JMJ da diocese do Porto

Na noite do passado dia 30 de outubro, no parque da Nossa Senhora dos Milagres, em São João da Madeira, realizou-se o festival “Há Pressa no Ar”, que junto mais de meio milhar de jovens da diocese do Porto, marcando a despedida da peregrinação da Cruz e do ícone Salus Populis Romani, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O festival começou com atuação da banda Follow Him (Segue-O), natural de São Félix da Marinha, uma banda Pop/Rock de música de inspiração cristã.  Ao som da música “Se crês em Deus” os símbolos da JMJ entraram no recinto do festival.

À multidão presente foi colocado um desafio online pelos jovens apresentadores do festival para acederem à plataforma menti.com e que numa palavra descrevessem o que simbolizou para cada um os símbolos da JMJ. Uma chuva de palavras foi introduzida, donde se destacaram as seguintes palavras: paz, alegria, amor, fé, esperança, comunhão e partilha.

Image
No início do festival foi relembrada a passagem dos símbolos nas diversas dioceses de Portugal desde novembro de 2021 e até chegar à diocese do Porto através de um vídeo. E ao longo do festival foi possível rever, em fotografias, alguns momentos da passagem dos símbolos da JMJ, durante o mês de outubro, que percorram as quatro zonas pastorais, as vinte e duas vigararias e as quatrocentos e setenta e sete paróquias da diocese do Porto.

As paróquias Cucujães, Macinhata da Seixa, Macieira de Sarnes, Oliveira de Azeméis, Fajões, São João da Madeira e São Roque da vigararia de Oliveira de Azeméis/São João da Madeira presentearam-nos com músicas, canto, coreografias, teatro-mensagem, danças, reflexões, música clássica ao som da guitarra, do violino e do violoncelo e músicas originais, foi o caso do grupo Vodku.

Após as atuações, foi possível ouvir algumas palavras do Vigário Padre Álvaro Rocha; do Padre Filipe Diniz, Diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e responsável pelos “Dias Na Diocese” a nível nacional e pela peregrinação nacional dos símbolos da JMJ; da Dra. Paula Gaio, Vereadora da Câmara Municipal de São João da Madeira, e do Padre Jorge Nunes, Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude da diocese do Porto. O responsável máximo da Pastoral Juvenil da diocese do Porto referiu que “a Diocese do Porto vai ser a mais representante na JMJ – Lisboa 2023” e partilhou duas situações que o marcou durante a peregrinação dos símbolos: “uma invisual que gostava de ver os símbolos mas sabe que a Cruz não está vazia pois está repleta de Cristo, de nós mesmos, de desejo e de vida” e a outra situação foi num estabelecimento prisional que “perante os símbolos foram capazes de chorar e sentir a liberdade que Cristo nos pode dar”.

O festival “Há Pressa no Ar” terminou com atuação da Banda Uníssono, grupo de jovens pertencentes ao Movimento dos Convívios-Fraternos. Ao som da música “Onde Deus te levar”, os símbolos foram recolhidos dentro da capela da Nossa Senhora dos Milagres.  Na manhã seguinte, houve a meditação do terço e no final os símbolos seguiram rumo ao Santuário de Fátima, tendo sido entregues aos jovens da Diocese de Setúbal.

O Comité Organizador Vicarial querer agradecer à Câmara Municipal de São João da Madeira pela cedência do palco e oferta do som e luz, às bandas Follow Him e Uníssono, a todos os jovens pelas suas atuações e a todos os presentes que trouxeram a sua alegria, seu carinho e sua amizade, que fizeram de uma noite fria, uma noite quente e inesquecível.

Cartório interparoquial
Avenida João XXIII, 316/320
4590-515 Paços de Ferreira
geral@paroquiasmpf.com